NOTÍCIAS


Nome do autor

Posse da nova Diretoria da Fecomerciários

A nova Diretoria da Fecomerciários contempla os 72 Sindicatos Filiados. A solenidade de posse ocorreu na sexta-feira, 22, no Espaço Eco, em Avaré. Em seu discurso o presidente reeleito Luiz Carlos Motta ressaltou:Renovação: “Viemos de fora, mas estamos em casa! Nossa Federação, o nosso ponto de partida para todas as nossas ações presentes e futuras, entra hoje num novo ciclo de cinco anos! Essa posse traz consigo um significado especial. Este significado pode ser traduzido como um momento de renovação e inovação”.

Crescimento: “Em seus quase 85 anos de fundação, a nossa Federação cresceu. Com este crescimento também aumentaram as nossas responsabilidades. Aquela Federação, fundada em 1939, rompeu limites. Agora tem a sua sede na capital paulista, dois Centros de Lazer e um Jurídico. Em breve, vamos inaugurar um Hotel com 172 apartamentos! Foi o correto uso do custeio sindical que permitiu a execução dessas obras! Sabemos administrar”.


Modelo: “Neste histórico 22 de março assumimos a responsabilidade de manter o que já conquistamos, além de estabelecer metas para desbravarmos novos horizontes. E elas vão além das aquisições patrimoniais. A nossa Federação é conceituada! Temos respeito junto ao movimento sindical, às esferas políticas, jurídicas e sociais. Somos modelo!”. 

Emoção: “Sei que vocês também recebem comentários elogiosos e a emoção em ouvi-los é a mesma. Emoção que juntos sentimos ao entregar casas, sedes, subsedes e um Restaurante Panorâmico no Eco Blue Hotel. Entregar milhares de kits escolares guardados em mochilas personalizadas doadas pela Federação, creches e carros que se somam às vitoriosas campanhas salariais, além de cursos de qualificação e campanhas de inclusão social”. 

Responsabilidades: “Ao iniciar o meu terceiro mandato valorizo cada diretora e cada diretor que abrem esse novo caminho comigo. Isso sem distinção dos cargos que ocupam, porque o que deve prevalecer não são as credenciais que ostentam, mas as responsabilidades assumidas! É o que eu espero de cada um de vocês: comprometimento! Agradeço a confiança demonstrada nas eleições de fevereiro. Estou certo que até 2029 vamos ampliar o teto-abrigo dos comerciários e práticos de farmácia paulistas; a nossa casa, a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo! Ótima gestão a todos nós!”.


NOVEMBRO AZUL

O movimento Novembro Azul é uma campanha mundial dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o tipo mais comum de câncer entre os homens. Durante todo o mês de novembro, diversas ações são realizadas para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde masculina.


PREVENÇÃO QUE SALVA VIDAS!

Luiz Carlos Motta* Hoje tenho uma conversa muito especial com as mulheres que prestigiam esse veículo, com sua habitual leitura. Vou falar sobre o já consagrado Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, criado no início da década de 1990 nos Estados Unidos e rapidamente adotado na maioria dos países. Embora seja um tema nem sempre fácil de abordar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento, diminuir o medo associado à doença e salvar vidas. NúmerosO câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Para o Brasil, o Ministério da Saúde prevê quase 74 mil casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66 casos a cada 100 mil mulheres. As mais altas taxas de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do País. Mas é possível mudar esse triste cenário. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, um em cada três casos de câncer pode ter risco de morte reduzido a quase zero, se for descoberto logo no início. O problema é que muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando a ida ao médico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável. PrevençãoO câncer de mama apresenta sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade, alerta o INCA. Os médicos especialistas comentam, acertadamente, que, quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças que são normais nas mamas e ficar alerta para um sinal ou sintoma suspeito de câncer. Por isso, iniciamos por meio do portalfecomerciarios.org.br e das mídias sociais da Federação e dos seus 72 sindicatos filiados, uma ampla campanha, com o objetivo de orientar mulheres e homens a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Estão sendo veiculadas mensagens conscientizadoras que alertam para os fatores de risco, sinais e sintomas, detecção precoce e como prevenir o câncer de mama. HomensOs homens têm um papel fundamental nesta campanha. São eles que devem incentivar as mulheres a fazer o diagnóstico precoce. Além disso, os homens também podem ter câncer de mama, embora essa ocorrência seja rara, representando apenas um caso em cada 100. Para finalizar, tenho um recado do Ministério da Saúde: preste atenção nas estratégias para reduzir o risco do câncer de mama: mantenha o peso corporal adequado, pratique atividade física e evite o consumo de bebidas alcoólicas. Para as mulheres que acabaram de dar à luz a amamentação também é considerada um fator protetor.A prevenção salva vidas e a informação é o ponto de partida para isto. Que não só o outubro seja rosa para as mulheres, mas todos os dias do ano! Luiz Carlos Motta é Presidente da Fecomerciários e da CNTC. É Deputado Federal (PL/SP)

Mostre aos visitantes do site o que eles devem fazer a seguir

Botão 1